WCG 2008 Brasil é Bronze!

1
1

A Grande Final do World Cyber Games (WCG), o maior campeonato de jogos eletrônicos do mundo, que aconteceu entre os dias 05 e 09 de novembro em Colônia, na Alemanha, rendeu à delegação brasileira de cyberatletas uma medalha de bronze. O Brasil ficou com a 17ª colocação no ranking geral da competição.
Mas a tristeza maior foi mesmo em relação aos garotos do Counter-Strike, de quem tanto se espera. Considerados o quarto melhor time do mundo, eram a maior esperança da delegação brasileira, porém pegaram o grupo da morte e perderam os 2 jogos fundamentais para Coréia e Polônia. Mesmo com 4 avassaladoras vitórias sobre outros adversários, não conseguiram se classificar. Eles, sem dúvida, jogam demais e têm tudo para trazer alegrias num futuro próximo.
O vencedor do bronze foi o brasileiro Paulo José Cargosinho, de 20 anos, pela categoria Carom 3D, um jogo de bilhar virtual. Além da medalha, ele foi premiado com com 2,5 mil dólares. Na edição de 2007 da WCG, outros dois brasileiros também subiram ao pódio pelo mesmo game, com a conquista das medalhas de ouro e bronze.
"Apesar de voltarmos com uma medalha apenas, os brasileiros mostraram que estão no nível dos principais players do mundo e, em alguns jogos, a diferença foi mínima", disse Rodrigo Moretz, gerente de marketing de relacionamento da Samsung, patrocinadora oficial do evento. "Porém, o mais importante foi o espírito de companheirismo que os 'players' demonstraram, ao apoiar uns aos outros durante as partidas. Afinal, a integração, a amizade e o respeito são os atributos mais significativos do WCG. O resultado deste ano nos motiva ainda mais a superar o desafio de estar entre os melhores do planeta em 2009", destacou.

Brasil no pódium

Nesta oitava edição, a Grande Final do WCG reuniu aproximadamente 800 jogadores, ou "players", como os cyberatletas são conhecidos, vindos de 78 países e classificados a partir de seletivas nacionais. Foram nove categorias de games para PC, quatro para console Xbox 360 e uma para celular, através das quais foram eleitos os melhores jogadores do mundo. O Brasil, que levou uma delegação de 17 jogadores para a Alemanha, teve representantes em oito categorias.

O país campeão da WCG 2008 foi a Coréia do Sul, com três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Holanda, Estados Unidos e Alemanha ficaram logo atrás.

Embora a recém-terminada edição da WCG não tenha rendido ao Brasil uma boa colocação geral, o país já se destacou em edições anteriores. Em 2007, o melhor ano do Brasil na WCG, a equipe tupiniquim terminou a competição em 2º lugar, levando para casa duas medalhas de ouro e uma de bronze.